(51) 99938-8441
Nosso negócio é fazer a sua empresa vender todos os dias!
Logo Logo
Logo
  • Quem Somos
  • Clientes
  • Serviços
    Todos Serviços
    Criação de Sites Otimização de Sites Consultoria SEO Publicidade Online Marketing de Conteúdo Gestão de Redes Sociais Link Building Produção de vídeo para Youtube Gestão de Canal Youtube
  • Blog
  • Fale com um Especialista

Unidades

  • Agência Novo Hamburgo - RS
  • Agência Porto Alegre - RS
Imagem de destaque do post O que é meta-description e como criar Imagem de destaque do post O que é meta-description e como criar
  1. Início
  2. Blog

O que é meta-description e como criar

Entenda o que é uma meta-description e aprenda a criá-las para otimizar seu conteúdo, aumentar a taxa de cliques e melhorar o SEO do seu site

21 de agosto de 2025
Categorias:
  • Otimização SEO
  • Publicidade na Internet
https://res.cloudinary.com/webmaster-marke/image/upload/v1626966886/Marke-Consultoria-SEO-e-Mkt-Digital.jpg
Victória Mendes

Atrair o usuário é um dos objetivos de qualquer conteúdo produzido para o seu site e a meta description têm um papel fundamental nessa missão.

Esse elemento não consiste apenas em um fator de ranqueamento, como as palavras-chave e outros conceitos explorados pelo SEO, mas também é essencial para atrair tráfego orgânico para a sua página.

Assim, entender do que se trata esse pequeno texto e como explorar esse recurso é fundamental para melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca.

Para saber mais sobre o que é a meta description e como criar uma, continue a leitura!

O que é a meta-description?

A meta description, ou meta descrição, consiste em uma tag de código HTML que desempenha a função de exibir uma informação para o usuário durante uma pesquisa.

Como o próprio nome indica, o conceito se refere a um pequeno texto elaborado visando descrever rapidamente o conteúdo disponível na página, oferecendo um breve resumo.

Nesse sentido, sua elaboração é voltada para o aumento das chances de acesso ao conteúdo, já que é muito provável que o usuário demonstre preferência por sites nos quais sabe o que vai encontrar.

Além disso, por meio da meta description, também é possível incitar ações e estimular o usuário a acessar o site.

Qual é a importância da meta-description?

A meta-descrição é um elemento HTML que resume o conteúdo de uma página e é fundamental para atrair usuários e melhorar a visibilidade nos motores de busca.

Embora não influencie diretamente o ranking do Google, ela impacta a taxa de cliques (CTR), pois aparece como a descrição na página de resultados dos motores de busca (SERP). As suas principais funções são:

  • Atrair cliques: uma descrição bem elaborada desperta o interesse e incentiva o usuário a clicar.
  • Oferecer contexto: permite ao usuário entender o que encontra na página, o que reduz a taxa de exclusão.
  • Aumentar a relevância: meta-descrições bem otimizadas podem indicar que o conteúdo está alinhado com o interesse de busca dos usuários.
  • Melhorar a experiência do usuário: fornecendo uma visão clara e concisa do conteúdo, evita que o usuário precise abrir várias páginas para achar o que busca.

Uma boa prática é manter uma meta-descrição entre 150-160 caracteres, incluir palavras-chave relevantes e focar em um tom claro e convidativo.

Como identificar uma meta-description? Mesmo que você ainda esteja aprendendo o que é a meta description, com certeza já se deparou com uma delas ao realizar uma pesquisa na internet.

Ao fazer uma busca no Google, um pequeno texto é exibido logo abaixo do título da página, informando o que o usuário poderá encontrar ao clicar no resultado.

Por exemplo, caso você esteja fazendo uma pesquisa e se depare com o conteúdo “Método AIDA: Saiba o que é e Como Funciona”, da Marke, logo abaixo do título estará disponível a seguinte descrição: “Que tal otimizar sua comunicação com o consumidor e fechar negócios de forma mais eficiente? Conheça o método AIDA!, e essa é a meta description.

Quais são as características de uma meta-description otimizada para SEO?

Uma meta-descrição otimizada para SEO possui algumas características essenciais que ajudam a maximizar a taxa de cliques (CTR) e a atrair o alvo público de forma eficaz, como:

Tamanho ideal (150-160 caracteres)

Uma meta-descrição deve ter entre 150 e 160 caracteres para ser completa nos resultados de busca, evitando que seja truncada pelo Google.

Uso de palavras-chave

Inclui uma ou duas palavras-chave principais, relacionadas ao conteúdo da página. Eles aparecem em negrito nos resultados de busca, chamando mais atenção e aumentando a relevância para o usuário.

Descrição clara e objetiva

A meta-descrição deve resumir o conteúdo da página de forma concisa, deixando claro o que o usuário encontrará ao clicar no link.

Tom atrativo e chamada para ação

Termos como "saiba mais", "confira agora" ou "descubra" incentivam o usuário a clicar. Esse tom convidativo aumenta à medida que as chances de gerar tráfego.

Benefícios e soluções

Ressalte os benefícios que o usuário encontrará ao acessar uma página ou a solução que o conteúdo oferece para um problema específico.

Não reutilize as meta-descriptions

Cada página deve ter uma meta-descrição única e consistente com seu conteúdo para evitar duplicidade e aumentar a chance de aparecer em buscas específicas.

Seguir essas diretrizes melhoraram a qualidade da meta-descrição, tornando-a mais atraente e relevante tanto para o usuário quanto para os motores de busca.

Dicas de como criar uma meta description

A essa altura, você já deve ter entendido a importância de incluir uma boa meta description na sua estratégia de conteúdo para instigar o usuário a acessar sua página.

Mas, afinal, como fazer isso? Confira nossas dicas!

Use palavras-chave e CTA

O uso de palavras-chave e de Calls to Action (CTAs) já é parte do dia a dia de todo redator, mas é importante lembrar de incluir esses elementos na descrição do conteúdo para que ela seja otimizada.

Assim, é fundamental que a palavra-chave esteja presente, além de incluir uma CTA que instigue o usuário a acessar sua página e conferir seu conteúdo.

Foque na objetividade

Os mecanismos de busca apresentam um limite de caracteres para a descrição exibida abaixo do título, que tende a ficar em torno de 140 caracteres.

Por isso, é preciso ser objetivo e aproveitar bem esse espaço limitado para destacar aquilo que seu conteúdo oferece de melhor.

Leve em conta seu público-alvo

Para elaborar uma boa descrição, tenha em mente quem é seu público-alvo e qual a melhor forma de levá-lo a acessar a sua página.

Aplicar gatilhos mentais, por exemplo, pode ser uma maneira de explorar as motivações do seu público para conferir aquilo que você tem a oferecer.

Precisa de ajuda profissional para explorar todo o potencial que o marketing digital pode oferecer para seu negócio?

Somos uma agência de marketing digital que ajuda empresas a se posicionar em destaque e de forma relevante na internet para atingir o público certo e gerar oportunidades reais de negócio.

Entre em contato com a Marke!

Artigos relacionados

Thumbnail do post O que é SEO e para que serve?

O que é SEO e para que serve?

29 de novembro de 2024
https://res.cloudinary.com/webmaster-marke/image/upload/v1626966886/Marke-Consultoria-SEO-e-Mkt-Digital.jpg
Redação Marke

SEO são técnicas de otimizações que contribuem para o posicionamento de um site nos mecanismos de busca. Estas técnicas estão relacionadas tanto a otimizações on page quanto a estratégias de SEO off page. Saiba Mais!

Destaques Otimização SEO
Thumbnail do post Meu site não aparece no Google, e agora?

Meu site não aparece no Google, e agora?

13 de agosto de 2024
https://res.cloudinary.com/webmaster-marke/image/upload/v1626966886/Marke-Consultoria-SEO-e-Mkt-Digital.jpg
Redação Marke

É comum vermos pessoas se perguntarem "meu site não aparece no Google e agora?". No post de hoje apresentamos 4 motivos e uma solução!

Otimização SEO
Thumbnail do post Como fazer meu site aparecer na primeira página do Google?

Como fazer meu site aparecer na primeira página do Google?

13 de julho de 2024
https://res.cloudinary.com/webmaster-marke/image/upload/v1626966886/Marke-Consultoria-SEO-e-Mkt-Digital.jpg
Redação Marke

Como fazer meu site aparecer na primeira página do Google? A Marke responde sua dúvida neste post de forma simples e prática!

Otimização SEO Empreendedorismo

Tenha mais resultados na internet

Solicitar Orçamento
A Marke

Uma agência de Marketing Digital voltada a oferecer os melhores resultados para o seu negócio.

Trabalhe conosco
Serviços
  • Criação de Sites
  • Otimização de Sites
  • Consultoria SEO
  • Publicidade Online
  • Marketing de Conteúdo
  • Gestão de Redes Sociais
  • Link Building
  • Produção de vídeo para Youtube
  • Gestão de Canal Youtube
Principais Unidades
  • Agência Novo Hamburgo - RS
  • Agência Porto Alegre - RS
© Marke Marketing Digital e Consultoria SEO. Todos os Direitos Reservados.
Marke Marketing Digital e Consultoria SEO
Olá, tudo bem?
Preencha o formulário para falar com o nosso especialista.