O que é Meta Description e como criar
A Meta Description é um dos fatores capazes de levar o usuário a acessar seu conteúdo. Entenda como criar a sua!
Atrair o usuário é um dos objetivos de qualquer conteúdo produzido para o seu site e a Meta Description têm um papel fundamental nessa missão.
Esse elemento não consiste apenas em um fator de ranqueamento, como as palavras-chave e outros conceitos explorados pelo SEO, mas também é essencial para atrair tráfego orgânico para a sua página.
Assim, entender do que se trata esse pequeno texto e como explorar esse recurso é fundamental para melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca.
Para saber mais sobre o que é a Meta Description e como criar uma, continue a leitura!
O que significa Meta Description?
A Meta Description, ou meta descrição, consiste em uma tag de código HTML que desempenha a função de exibir uma informação para o usuário durante uma pesquisa.
Como o próprio nome indica, o conceito se refere a um pequeno texto elaborado com o objetivo de descrever rapidamente o conteúdo disponível na página, oferecendo um breve resumo.
Nesse sentido, sua elaboração é voltada para o aumento das chances de acesso ao conteúdo, já que é muito mais provável que o usuário demonstre preferência por sites nos quais sabe o que vai encontrar.
Além disso, por meio da Meta Description, também é possível incitar ações e estimular o usuário a acessar o site.
Exemplos pela web
Mesmo que você ainda esteja aprendendo o que é a Meta Description, com certeza já se deparou com uma delas ao realizar uma pesquisa na internet.
Ao fazer uma busca no Google, um pequeno texto é exibido logo abaixo do título da página, informando o que o usuário poderá encontrar ao clicar no resultado.
Por exemplo, caso você esteja fazendo uma pesquisa e se depare com o conteúdo “Método AIDA: Saiba o que é e Como Funciona”, da Marke, logo abaixo do título estará disponível a seguinte descrição: “Que tal otimizar sua comunicação com o consumidor e fechar negócios de forma mais eficiente? Conheça o método AIDA!”
Dicas de como criar uma meta description
A essa altura, você já deve ter entendido a importância de incluir uma boa Meta Description na sua estratégia de conteúdo para instigar o usuário a acessar sua página.
Mas, afinal, como fazer isso? Confira nossas dicas!
Use palavras-chave e CTA
O uso de palavras-chave e de Calls to Action (CTAs) já é parte do dia a dia de todo redator, mas é importante lembrar de incluir esses elementos na descrição do conteúdo para que ela seja otimizada.
Assim, é fundamental que a palavra-chave esteja presente, além de incluir uma CTA que instigue o usuário a acessar sua página e conferir seu conteúdo.
Foque na objetividade
Os mecanismos de busca apresentam um limite de caracteres para a descrição exibida abaixo do título, que tende a ficar em torno de 140 caracteres.
Por isso, é preciso ser objetivo e aproveitar bem esse espaço limitado para destacar aquilo que seu conteúdo oferece de melhor.
Leve em conta seu público-alvo
Para elaborar uma boa descrição, tenha em mente quem é seu público-alvo e qual a melhor forma de levá-lo a acessar a sua página.
Aplicar gatilhos mentais, por exemplo, pode ser uma maneira de explorar as motivações do seu público para conferir aquilo que você tem a oferecer.
Precisa de ajuda profissional para explorar todo o potencial que o marketing digital pode oferecer para seu negócio?
Somos uma agência de marketing digital que ajuda empresas a se posicionar em destaque e de forma relevante na internet para atingir o público certo e gerar oportunidades reais de negócio.
Entre em contato com a Marke!