O que é meta-description e como criar
Entenda o que é uma meta-description e aprenda a criá-las para otimizar seu conteúdo, aumentar a taxa de cliques e melhorar o SEO do seu site
Atrair o usuário é um dos objetivos de qualquer conteúdo produzido para o seu site e a meta description têm um papel fundamental nessa missão.
Esse elemento não consiste apenas em um fator de ranqueamento, como as palavras-chave e outros conceitos explorados pelo SEO, mas também é essencial para atrair tráfego orgânico para a sua página.
Assim, entender do que se trata esse pequeno texto e como explorar esse recurso é fundamental para melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca.
Para saber mais sobre o que é a meta description e como criar uma, continue a leitura!
O que é a meta-description?
A meta description, ou meta descrição, consiste em uma tag de código HTML que desempenha a função de exibir uma informação para o usuário durante uma pesquisa.
Como o próprio nome indica, o conceito se refere a um pequeno texto elaborado visando descrever rapidamente o conteúdo disponível na página, oferecendo um breve resumo.
Nesse sentido, sua elaboração é voltada para o aumento das chances de acesso ao conteúdo, já que é muito provável que o usuário demonstre preferência por sites nos quais sabe o que vai encontrar.
Além disso, por meio da meta description, também é possível incitar ações e estimular o usuário a acessar o site.
Qual é a importância da meta-description?
A meta-descrição é um elemento HTML que resume o conteúdo de uma página e é fundamental para atrair usuários e melhorar a visibilidade nos motores de busca.
Embora não influencie diretamente o ranking do Google, ela impacta a taxa de cliques (CTR), pois aparece como a descrição na página de resultados dos motores de busca (SERP). As suas principais funções são:
- Atrair cliques: uma descrição bem elaborada desperta o interesse e incentiva o usuário a clicar.
- Oferecer contexto: permite ao usuário entender o que encontra na página, o que reduz a taxa de exclusão.
- Aumentar a relevância: meta-descrições bem otimizadas podem indicar que o conteúdo está alinhado com o interesse de busca dos usuários.
- Melhorar a experiência do usuário: fornecendo uma visão clara e concisa do conteúdo, evita que o usuário precise abrir várias páginas para achar o que busca.
Uma boa prática é manter uma meta-descrição entre 150-160 caracteres, incluir palavras-chave relevantes e focar em um tom claro e convidativo.
Como identificar uma meta-description? Mesmo que você ainda esteja aprendendo o que é a meta description, com certeza já se deparou com uma delas ao realizar uma pesquisa na internet.
Ao fazer uma busca no Google, um pequeno texto é exibido logo abaixo do título da página, informando o que o usuário poderá encontrar ao clicar no resultado.
Por exemplo, caso você esteja fazendo uma pesquisa e se depare com o conteúdo “Método AIDA: Saiba o que é e Como Funciona”, da Marke, logo abaixo do título estará disponível a seguinte descrição: “Que tal otimizar sua comunicação com o consumidor e fechar negócios de forma mais eficiente? Conheça o método AIDA!, e essa é a meta description.
Quais são as características de uma meta-description otimizada para SEO?
Uma meta-descrição otimizada para SEO possui algumas características essenciais que ajudam a maximizar a taxa de cliques (CTR) e a atrair o alvo público de forma eficaz, como:
Tamanho ideal (150-160 caracteres)
Uma meta-descrição deve ter entre 150 e 160 caracteres para ser completa nos resultados de busca, evitando que seja truncada pelo Google.
Uso de palavras-chave
Inclui uma ou duas palavras-chave principais, relacionadas ao conteúdo da página. Eles aparecem em negrito nos resultados de busca, chamando mais atenção e aumentando a relevância para o usuário.
Descrição clara e objetiva
A meta-descrição deve resumir o conteúdo da página de forma concisa, deixando claro o que o usuário encontrará ao clicar no link.
Tom atrativo e chamada para ação
Termos como "saiba mais", "confira agora" ou "descubra" incentivam o usuário a clicar. Esse tom convidativo aumenta à medida que as chances de gerar tráfego.
Benefícios e soluções
Ressalte os benefícios que o usuário encontrará ao acessar uma página ou a solução que o conteúdo oferece para um problema específico.
Não reutilize as meta-descriptions
Cada página deve ter uma meta-descrição única e consistente com seu conteúdo para evitar duplicidade e aumentar a chance de aparecer em buscas específicas.
Seguir essas diretrizes melhoraram a qualidade da meta-descrição, tornando-a mais atraente e relevante tanto para o usuário quanto para os motores de busca.
Dicas de como criar uma meta description
A essa altura, você já deve ter entendido a importância de incluir uma boa meta description na sua estratégia de conteúdo para instigar o usuário a acessar sua página.
Mas, afinal, como fazer isso? Confira nossas dicas!
Use palavras-chave e CTA
O uso de palavras-chave e de Calls to Action (CTAs) já é parte do dia a dia de todo redator, mas é importante lembrar de incluir esses elementos na descrição do conteúdo para que ela seja otimizada.
Assim, é fundamental que a palavra-chave esteja presente, além de incluir uma CTA que instigue o usuário a acessar sua página e conferir seu conteúdo.
Foque na objetividade
Os mecanismos de busca apresentam um limite de caracteres para a descrição exibida abaixo do título, que tende a ficar em torno de 140 caracteres.
Por isso, é preciso ser objetivo e aproveitar bem esse espaço limitado para destacar aquilo que seu conteúdo oferece de melhor.
Leve em conta seu público-alvo
Para elaborar uma boa descrição, tenha em mente quem é seu público-alvo e qual a melhor forma de levá-lo a acessar a sua página.
Aplicar gatilhos mentais, por exemplo, pode ser uma maneira de explorar as motivações do seu público para conferir aquilo que você tem a oferecer.
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