Saiba o que é persona no marketing digital
Conhecer o consumidor é fundamental para uma estratégia efetiva. Saiba o que é persona no marketing digital e como aplicá-la!
Você sabe o que é persona no marketing digital?
Saber quem são as pessoas para quem seu produto ou serviço será oferecido e compreender seus desejos e motivações para buscar o seu negócio é uma maneira de aprimorar o conteúdo oferecido ao consumidor.
Nesse sentido, fazer os questionamentos certos pode levar a uma delimitação eficiente desse público e mostrar caminhos mais claros na aplicação de estratégias de marketing e vendas.
Para entender o que é persona no marketing digital e como aplicar o conceito, continue a leitura!
O que é persona no marketing digital?
Para entender o que é persona no marketing digital, também é importante compreender do que se trata o público-alvo.
Quando se fala em conhecer o perfil do consumidor de um negócio, é possível pensar em características gerais e bastante abrangentes, como idade, região, gênero e classe social.
Esses traços estão associados à delimitação do público-alvo, que consiste em uma parcela da sociedade à qual seus serviços ou produtos são direcionados.
No entanto, é importante lembrar que esses grupos são formados por indivíduos que vão muito além dessas características, pois se tratam de pessoas com histórias particulares, problemas, desejos, sonhos e necessidades.
Assim, entender o que é persona no marketing digital e aplicar o conceito passa por questionamentos mais particulares a respeito do consumidor.
Afinal, a persona, em si, é uma representação fictícia elaborada pela empresa, mas que parte da realidade do negócio.
Nesse sentido, a diferença entre persona e público-alvo é que um está contido no outro, pois, enquanto o primeiro é mais específico, o segundo é mais amplo e generalizado.
É importante ressaltar que ambos contribuem para a elaboração de campanhas de marketing mais efetivas, que tenham maior impacto sobre o consumidor.
Ao compreender seus problemas, anseios e motivações, é possível explorar esses aspectos para elaborar conteúdos com um direcionamento mais efetivo, o que pode auxiliar na escolha de temas a serem abordados, delimitação do tom e da linguagem utilizados, bem como o formato do conteúdo oferecido
Como traçar uma persona?
Após compreender o que é persona no marketing digital, torna-se mais fácil compreender alguns caminhos para traçar a do seu negócio.
Para começar o processo, é importante reunir algumas informações, que podem ser coletadas diretamente com alguns de seus clientes, como:
- Idade,
- Gênero,
- Naturalidade,
- Localização,
- Estimativa de renda,
- Hobbies,
- Plataformas digitais mais utilizadas,
- Pessoas que os influenciam,
- Critérios de decisão durante a jornada de compra,
- Frustrações,
- Desafios,
- Necessidades.
Após reunir esses dados, é possível observar quais deles se repetem ou se assemelham uns aos outros, incluindo esses traços na elaboração da persona.
A partir daí, é preciso começar a criá-la de fato, escolhendo um nome e elaborando o perfil completo do seu cliente ideal.
Também é importante ressaltar que, caso clientes em diferentes momentos apresentem respostas distintas, pode ser interessante criar uma persona para cada um desses estágios, para aplicação de estratégias com um direcionamento ainda mais eficiente.
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