Sales Development Representative: o que é e sua importância?
Já ouviu falar no Sales Development Representative? Saiba mais sobre a função desse profissional e as vantagens de contar com ele na empresa!
O cargo de Sales Development Representative, também conhecido pela sigla SDR, tem ganhado cada vez mais visibilidade em empresas de diversos segmentos.
Além de cumprir sua função principal, que está relacionada à melhoria do processo de vendas, esse profissional também pode trazer insights importantes para o desenvolvimento de uma boa estratégia de marketing.
Dessa forma, sua atuação traz vantagens bem relevantes para o crescimento da empresa como um todo.
Quer entender melhor o que é um Sales Development Representative? Continue a leitura!
O que é um Sales Development Representative (SDR)?
Em uma tradução livre para o português, o Sales Development Representative é um representante de desenvolvimento de vendas. Mas o que isso significa?
Esse profissional atua em uma etapa que costuma ser chamada de pré-venda, ou seja, o conjunto de processos que se dá antes de fechar um negócio com o cliente.
Assim, as pessoas responsáveis por essa função são encarregadas de trabalhar com o cliente antes do momento da venda propriamente dita, fazendo com que, quando a hora chegar, esse contato esteja mais propenso a investir na solução da empresa.
Quais são as atividades desenvolvidas por um profissional de SDR?
Para cumprir essa função, o Sales Development Representative tem como principal atribuição estar em contato com os leads, que são um elemento central nesse processo todo.
Afinal, esse é o profissional que deverá avaliar as características de um contato com potencial para se tornar cliente, com o objetivo de verificar se ele apresenta os traços necessários para realmente criar uma relação com a empresa.
Isso envolve tanto a análise das necessidades do lead, para compreender se o negócio pode supri-las, quanto uma avaliação do estágio do funil de vendas em que esse contato se encontra.
Quando se verifica que existe a necessidade de conduzir esse cliente potencial ao longo do funil, o Sales Development Representative também pode ser o profissional responsável por cumprir esse objetivo.
Essas atividades costumam ser realizadas por meios digitais, como redes sociais e e-mails, mas até mesmo o telefone pode ser uma boa ideia para iniciar esse contato.
As vantagens de contratar um Sales Development Representative para a sua empresa
A principal vantagem oferecida pelo trabalho do SDR é que, a partir desse contato inicial com os leads, o processo de vendas se torna muito mais ágil e eficiente.
O contato iniciado por esse profissional pode levar, por exemplo, à recomendação de uma conversa com o vendedor, que estará recheado de informações sobre esse cliente em potencial. Dessa forma, a abordagem pode ser melhor direcionada.
Esse diálogo inicial também é uma forma interessante de melhorar a relação criada com o público da empresa, colocando foco no customer success e na experiência que é proporcionada a cada cliente.
Além disso, vale lembrar que as informações obtidas pelo Sales Development Representative também têm grande importância para a elaboração de novas abordagens de vendas, estratégias de marketing e para o próprio fluxo de trabalho do negócio.
Assim, a atuação desse profissional pode ser bastante proveitosa para um planejamento estratégico mais eficiente e coerente com a realidade observada na empresa, seja no setor de vendas ou em outras frentes de atuação do empreendimento.
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