Sites com cookies: vale a pena usar no meu negócio? Saiba tudo sobre o assunto
Já parou para pensar sobre por que usamos os sites com cookies? Entenda melhor como funcionam e qual a relevância desse recurso!
(Imagem: Joruba/iStock)
Hoje em dia, muito se fala sobre desenvolver estratégias baseadas em dados e tomar decisões a partir de informações precisas, mas, para que isso seja possível, os sites com cookies são indispensáveis.
Mas, você sabe o que são os cookies dos sites?
Enquanto usuário da internet, é muito provável que você já tenha se deparado com esse termo, mas nem sempre damos a atenção necessária a ele.
Assim, muita gente continua navegando pelo ambiente digital e interagindo com esse tipo de site sem sequer saber da importância desse recurso.
Para entender como funcionam os sites com cookies e por que eles são tão relevantes, continue a leitura.
O que são sites com cookies?
Navegar por sites com cookies é algo muito comum na rotina de qualquer usuário da internet, mesmo que não saibamos o que significa esse termo.
Por exemplo, é bem provável que você já tenha optado por fazer login automaticamente em algum momento, o que significa que o servidor em questão precisou armazenar os seus dados.
Esse é um exemplo super comum que mostra o que são os cookies dos sites.
Apesar do nome curioso, eles não são nada mais do que um arquivo de texto que fica salvo no seu navegador, servindo para várias finalidades.
Uma delas é justamente voltada para o login, como no caso mencionado acima.
Outro exemplo de aplicação dos cookies é o pré-preenchimento de campos em uma página, quando preenchemos algum formulário na internet.
Por fim, esses arquivos também podem conter informações sobre o comportamento do usuário, como seus interesses e preferências, o que significa que eles podem ter um papel muito importante nas estratégias de marketing.
Quais são os principais tipos de cookies para sites?
Agora que você já sabe o que são os cookies dos sites, entenda quais são os principais tipos:
Cookies de sessão
São temporários e expiram assim que você fecha o navegador. Eles são usados para manter as informações durante a navegação em um site, como itens em um carrinho de compras ou login temporário.
Cookies persistentes
Permanecem no dispositivo do usuário por um período definido, mesmo após fechar o navegador. Eles são usados para lembrar preferências e informações de login em visitas futuras.
Cookies de terceiros
São definidos por domínios diferentes do site que você está visitando. Eles são normalmente usados para rastrear usuários em diversos sites, geralmente para fins publicitários. Recentemente, foi anunciado o fim deste tipo de cookies. Saiba mais sobre o assunto neste vídeo da Marke:
https://www.instagram.com/p/C_0a3Dvsek0
Cookies de desempenho
Coletam informações sobre como os usuários interagem com um site, como páginas mais visitadas ou erros de navegação. Eles ajudam a melhorar o desempenho e a experiência de navegação.
Cookies de funcionalidade
Lembram as escolhas feitas pelo usuário, como o idioma ou a região, para fornecer uma experiência personalizada.
Cookies de segmentação ou publicidade
Rastreiam o comportamento do usuário para exibir anúncios mais relevantes, baseados nos interesses do usuário. São geralmente associados a serviços de publicidade de terceiros.
Eles realmente são necessários em um site?
Muitas pessoas ainda se perguntam se os sites com cookies são realmente a melhor opção e a verdade é que sim, esses dados coletados têm grande importância para qualquer marca.
Por exemplo, se você quer vender na internet, os cookies de um usuário podem ajudar a mostrar quais são suas preferências e interesses, indicando a você se ele faz parte do público-alvo do seu negócio.
Isso se dá através da disponibilização de informações como:
- Tempo de permanência em uma página;
- Links em que a pessoa clicou;
- Páginas visitadas anteriormente;
- Produtos em carrinhos de compras.
Ou seja, tudo isso forma um conjunto que pode ser muito bem aproveitado pela marca, seja para vender mais ou até mesmo para atender às preferências do usuário e melhorar o seu customer success.
Descubra as vantagens de ter sites com cookies
Como você pode ver, os sites com cookies armazenam informações muito importantes sobre o comportamento dos usuários.
Nesse cenário, muitas pessoas se perguntam se existe algum tipo de interferência da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) no assunto.
A lei não trata, especificamente, desse tipo de recurso, mas menciona que o uso de dados pessoais dos usuários da internet deve ser feito de forma transparente, para saberem como as informações relacionadas à sua navegação serão utilizadas.
É por isso que, ao acessar qualquer tipo de site, é muito comum encontrar pop-ups que pedem a autorização do usuário para operar com os seus cookies.
Essa é uma forma de demonstrar respeito em relação à privacidade do usuário, o que também contribui com a relação estabelecida com a marca.
Com isso, é só aproveitar as informações reunidas para conhecer melhor as pessoas que interagem com a empresa no ambiente digital e então desenvolver estratégias baseadas nesses dados super valiosos.
Quer aliar inteligência a estratégias digitais pensadas especialmente para o sucesso do seu negócio na internet?
Somos uma agência de marketing digital que ajuda empresas a se posicionar em destaque e de forma relevante na internet para atingir o público certo e gerar oportunidades reais de negócio.