Imagem de destaque do post Textos que vendem: como o conteúdo relevante atrai clientes Imagem de destaque do post Textos que vendem: como o conteúdo relevante atrai clientes

Textos que vendem: como o conteúdo relevante atrai clientes

Um grande desafio para as empresas que trabalham com marketing digital é produzir textos que vendem. Confira nossas dicas no blog:

Categorias:

Um grande desafio para as empresas que trabalham com marketing digital é produzir textos que vendem. Já falamos por aqui que conteúdo relevante gera resultado, mas se você ainda tem dúvidas de como obter conversão, siga a leitura do post!

O que está por trás dos textos que vendem?

Primeiramente, o autor precisa ter em mente para quem o conteúdo se destina, qual o tema e onde escrever. Todos esses pontos estão dentro da estratégia composta por persona (a quem se destina), jornada de compra (tema do artigo) e canais digitais (onde será divulgado).

A persona é o personagem que representa o seu cliente ideal. Entretanto, essa representação não vai necessariamente limitar o seu público. Quanto mais abrangente ele for, mais difícil será a comunicação. 

A jornada de compra também pode ser chamada de funil de vendas, onde todas as etapas de compra estão divididas em estágios como topo, meio e fundo. 

Os textos devem ser vistos como estratégia de marketing digital. Sendo assim, cada conteúdo precisa possuir uma intenção específica para atingir o destinatário independentemente da etapa em que ele estiver. 

Além disso, conhecer os canais digitais onde estão os seus clientes é fundamental, porque só assim o conteúdo estará publicado no local adequado. 

Antes de pensar em escrever textos que vendem, saiba onde a sua persona está. Ela pode estar em fóruns, redes sociais, listas de discussão e grupos. 

Como escrever textos que vendem?

É fato que textos de qualidade são difíceis de escrever! No entanto, vamos trazer algumas dicas que te ajudarão a desenvolver textos que vendem. 

O primeiro passo é definir a palavra-chave. Por meio dela, o seu texto terá sua ideia principal e isso vai impactar no ranqueamento em mecanismos de busca como o Google. 

Utilize ferramentas como o Keyword Planner e Ubersuggest que são ferramentas gratuitas online que te indicam quais são as palavras-chave mais procuradas. 

Após, nossa sugestão é criar o título e os subtítulos antes mesmo do texto em si. Tal ação ajuda na composição da estrutura do texto que incluem: introdução, desenvolvimento e conclusão. 

Transforme bons textos em canais para vender indiretamente

Como transformar um leitor em cliente em potencial, ou seja, um lead? Uma opção é captar seus contatos através de estratégias de inscrição em newsletter, eventos e seminários online, download de e-books, entre outros. 

Depois, é hora de nutrí-los. Além de enviar conteúdos de qualidade, eles precisam ser específicos e recheados de informações prévias que você obteve dessas pessoas. Mas lembre-se: enviar por e-mail e cuide a quantidade semanal para não encher a caixa de entrada ou cair no spam dos contatos.

Por fim, é hora de fazê-lo comprar! Para vendas simples, você deve usar o CTA (Call to Action) no último e-mail fazendo com que a pessoa efetue a compra. 

Se você tiver um e-commerce, mande no e-mail o link do produto. Mas se sua venda for mais complexa, sugerimos que a pessoa marque para conversar com o seu consultor. 

Gostou do artigo? Deixe um comentário!