Imagem de destaque do post Tráfego pago e orgânico: conheça as diferenças e vantagens Imagem de destaque do post Tráfego pago e orgânico: conheça as diferenças e vantagens

Tráfego pago e orgânico: conheça as diferenças e vantagens

O tráfego pago e orgânico são estratégias do marketing digital que ajudam a sua empresa a atrair visitantes para o seu site. Leia o conteúdo completo!

Categorias:
https://res.cloudinary.com/webmaster-marke/image/upload/v1626966886/Marke-Consultoria-SEO-e-Mkt-Digital.jpg
Redação Marke

Para ajudar o seu negócio a ir para frente, o marketing digital cria estratégias para que isso ocorra. Uma delas é o tráfego pago e orgânico. Esses dois tipos de tráfego são muito utilizados para atrair mais visitantes tanto para um site, como para blog, fazendo com que cresça as chances de que se tornem leads e clientes.

O tráfego consiste em atrair diversos clientes interessados ao determinado site, podendo chegar a ser pago, investindo um valor ou de forma orgânica, natural.

Para entender melhor este assunto, neste artigo, explicaremos sobre as diferenças e vantagens entre o tráfego pago e orgânico, abordaremos os tipos de tráfego, para que assim, você possa avaliar qual estratégia é a mais adequada para a realidade de sua empresa.

O que é tráfego pago e orgânico e suas diferenças

Entenda o que é tráfego pago e orgânico abaixo:

Tráfego pago

Como o nome já diz, o tráfego pago precisa ser pago. Esse pagamento precisa acontecer para que os visitantes cheguem até a página de sua empresa.

Isso é feito através de anúncios que contém as palavras-chave escolhidas por você e, somente quando clicam nele, você precisa pagar.

É necessário ter e manter os seus anúncios sempre ativos para deixar o valor do tráfego sempre constante, pois, sem esses anúncios o tráfego decairá.

É importante também, que cada anúncio seja adequado às mídias nas quais serão divulgados. Investir nas mídias pagas ajuda a impulsionar todos os conteúdos do seu site e blog, ampliando o alcance desses materiais, divulgando, oferecendo uma promoção, entre outras opções.

Tráfego orgânico

Já o tráfego orgânico ocorre por meio da chegada de visitantes de maneira natural e espontânea ao site, após acharem uma de suas páginas pela busca orgânica no Google, por exemplo.

Dá pra se dizer também, que significa que os leads não chegam através de anúncios ou da compra de listas de contatos e e-mails.

Ele não exige nenhum investimento direto de cada visitante ou lead, já que puxa a atenção por causa de um conteúdo que responde a uma dúvida ou que aborda um tema de interesse do público, destacando uma palavra-chave específica.

Tráfego pago e orgânico: conheças as vantagens de cada um

Agora que você já sabe o que são cada tipo de tráfego, conheça agora todas as vantagens de investir em tráfego pago e orgânico.

Como você viu, existem bastantes diferenças quando falamos de tráfego pago e orgânico, mas agora, precisamos ver os benefícios de cada um. As vantagens do tráfego orgânico são inúmeras, como o principal, que é o custo-benefício.

Em resumo, você basicamente precisa investir em seu próprio site e nos conteúdos integrados nele, com o objetivo de melhorar o ranqueamento no Google e a relevância para o seu público-alvo.

Algumas vantagens do tráfego orgânico são:

  • Relacionamento e aproximação com o público;
  • Permanência ativa de conteúdos;
  • Relevância para o público;
  • Custo por lead reduzido;

Além disso, existem diferentes canais de tráfego orgânico, como: Site, blog e Facebook e Instagram.

Agora, vamos falar um pouco sobre o tráfego pago. Essa opção tem o costume de ser bem importante, em especial por causa das campanhas de lançamento, projetos periódicos e empresas, das quais estão iniciando no mercado.

A seguir, conheça as principais vantagens de investir no tráfego pago:

  • Expandir o alcance da mensagem enviada;
  • Resultados mais rápidos;
  • Flexibilidade e segmentação;

Também possui alguns canais onde são conquistados e utilizados. Como: Google Ads, Facebook Ads, Bing Ads, LinkedIn Ads, e Taboola.

Pensando em investir no tráfego pago e orgânico? Conte com a Marke!

É muito comum que ocorra um impasse entre tráfego pago e orgânico. Especialmente para quem almeja ampliar a presença na internet e construir um relacionamento com os clientes.

Em conclusão, o tráfego orgânico exige um trabalho contínuo e bastante dedicação para conquistar a audiência. Já o tráfego pago, é uma ótima opção para lançamentos e ampliação do alcance.

Por isso, trouxemos as vantagens citadas acima. Leia e reveja na hora de decidir por qual optar e alcance seus objetivos, pois os tráfegos se complementam e, portanto, não existe um melhor do que o outro.

Agora que você já sabe o que é tráfego pago e orgânico e conhece suas vantagens, fica mais fácil de elaborar uma estratégia tanto paga quanto orgânica para a sua empresa.

Para isso, conte com a Marke. Disponibilizamos um planejamento completo, sempre prezando pela transparência, demonstrando os custos e retornos de cada um, assim como, suas particularidades.

Tudo isso para que tudo ocorra de acordo com a realidade do seu negócio. Assim, você poderá escolher com propriedade entre o tráfego pago e orgânico, investindo tempo, disposição ou valor em algum deles.

Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com a Marke. E para conferir outros conteúdos relacionados, acesse nosso blog. Conte com a gente! Nosso foco é trazer resultados para o seu negócio.