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Vendas Consultivas: Dicas para Usar Este Método no Digital

Você já conhece o método de vendas consultivas? Saiba como e por que aplicá-lo às atividades da sua empresa, mesmo no meio digital!

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Redação Marke

Para as empresas que procuram estratégias de vendas mais eficientes e que tragam benefícios para o empreendimento que vão além do fechamento da compra, as vendas consultivas são uma ótima estratégia.

Conduzir o processo seguindo as medidas desse método pode gerar uma série de vantagens, sendo a melhor opção para processos de vendas B2B, mas também para diversos casos de B2C.

Para saber mais a respeito das vendas consultivas e como aplicá-las no meio digital, continue a leitura!

O que são vendas consultivas?

Na estratégia de vendas consultivas, o vendedor atua como mais que uma pessoa cuja função é apresentar os produtos e seus valores, conduzindo o consumidor em direção à realização da compra.

Nesse cenário, seu papel é parecido com o de um consultor, o que dá origem ao nome desse método.

Antes de apresentar ao cliente em potencial seus produtos ou serviços, o vendedor deve analisar a situação enfrentada por esse indivíduo e verificar como a marca pode contribuir com uma solução para o seu problema.

Nesse sentido, trata-se de estabelecer um contato mais próximo e tratar de questões relevantes para o cliente, oferecendo a solução de maneira mais direcionada para as necessidades apresentadas pelo consumidor.

Quais seus benefícios?

Aplicar as vendas consultivas no dia a dia da empresa traz uma série de benefícios.

Um deles é a relação mais próxima que a marca estabelece com o cliente, uma vez que demonstra estar interessada em solucionar os desafios enfrentados por ele através da oferta de um produto ou serviço.

Dessa maneira, torna-se mais fácil fidelizar os clientes e construir vínculos duradouros, que beneficiam o desempenho do negócio.

A satisfação do consumidor e a criação de uma experiência positiva durante o contato com o empreendimento também são vantagens importantes proporcionadas pelas vendas consultivas.

Esse também é um bom método para evitar que processos de venda deixem de ser concluídos por conta de desistências do cliente, já que a empresa estará realizando um acompanhamento cuidadoso e eficiente durante o percurso que leva ao fechamento da compra.

Ao garantir uma maior satisfação do consumidor e sua fidelização, a empresa também conta com a vantagem de ser indicada por esses indivíduos a outras pessoas, gerando um alcance maior entre seu público-alvo.

Confira nosso post sobre a diferença entre público-alvo e persona.

Como utilizar essa abordagem no digital?

Para aplicar as vendas consultivas ao ambiente digital, é importante compreender quais são as etapas que estruturam esse processo, para então colocá-las em prática.

O ponto de partida da marca deve ser uma fase de pesquisa, na qual são reunidos dados do cliente em questão, para que seja possível adequar a abordagem do vendedor ao perfil dessa pessoa.

Dessa forma, o papel de consultor é exercido com mais eficiência e as chances de sucesso tornam-se ainda maiores.

Durante o contato com o cliente, é fundamental que o vendedor faça perguntas abertas, que deem margem para respostas detalhadas a respeito do problema enfrentado, evitando questionamentos que sejam respondidos unicamente através de “sim” ou “não”.

Após a análise das informações fornecidas pelo cliente, é importante fazer uma proposta que demonstre a ele a atenção dedicada pelo vendedor ao seu caso, mostrando que a marca está interessada em ajudá-lo efetivamente.

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