O Que Significa CTA? [Entenda]
Você sabe o que significa CTA? Entenda no que consiste esse recurso e como utilizá-lo na estratégia de marketing da sua empresa!
Entender o que significa CTA é essencial para aplicar esse recurso de forma eficiente e garantir o engajamento do seu público-alvo em seus conteúdos.
Essa estratégia é bastante utilizada entre as técnicas de marketing digital, pois ajuda a guiar um cliente que entra em contato com um conteúdo na direção de ações que o mantenham próximo da marca.
Para que a aplicação tenha sucesso, é preciso explorar as informações que se tem sobre o público de maneira estratégica e aproveitar o potencial dessa ferramenta.
Neste post, falaremos sobre o que significa CTA e como aplicar esse recurso. Confira!
O que significa CTA?
Para entender o que significa CTA, é importante começar pelo significado da sigla em si, que representa a expressão “call to action”, ou chamada para ação, em português.
Como o próprio nome sugere, esse tipo de recurso busca levar o leitor de um conteúdo a realizar uma atividade, seja ela o download de um material, a inscrição em uma newsletter ou o compartilhamento de um post, no contexto das redes sociais.
Gerar mais conversões, aproximar o público da empresa e guiar o cliente ao longo de um funil de vendas são metas comuns em qualquer empreendimento, de modo que a ferramenta se mostra sempre uma ferramenta efetiva.
Para entender melhor o que significa CTA, confira alguns exemplos.
Ler outro conteúdo
Nos estágios iniciais de um funil de vendas, quando o cliente ainda está entrando em contato com a marca e identificando problemas que enfrenta, pode ser um pouco cedo para oferecer um produto.
Nesse sentido, é importante identificar quais tipos de conteúdos são acessados por esse grupo e, nesse contexto, aplicar CTAs que estimulem o leitor a adquirir mais informações.
Para isso, indicar a leitura de outro conteúdo é uma ótima maneira de aproximar o cliente da marca e gerar mais tráfego para o seu blog.
Fazer uma compra
Por outro lado, nos casos em que o conteúdo é direcionado justamente a pessoas que já possuem um contato prévio com a empresa e conhecem minimamente suas soluções, a CTA é o espaço ideal para estimular a compra de um produto.
Assim, é possível reforçar o papel da sua solução no contexto sobre o qual o leitor está se informando.
Seguir uma página
Nas redes sociais, o engajamento é fundamental para um posicionamento digital consistente.
No entanto, em vez de incentivar uma curtida ou compartilhamento, pode ser interessante orientar o cliente a seguir a página, de modo que novas interações venham a ocorrer no futuro.
Onde utilizar os CTAs?
Após entender o que significa CTA e quais são os formatos que esse recurso pode assumir, é importante compreender onde utilizá-los.
Embora os blogs e posts de redes sociais sejam um bom contexto para inserir o recurso, também é possível aplicá-lo em outros tipos de conteúdo, como naqueles em formato de vídeo.
Além disso, tendo em vista que a CTA consiste em convidar o cliente a realizar uma ação, o recurso pode ser aplicado em outros meios, como no próprio site da empresa, estimulando o visitante a entrar em contato ou conhecer melhor seus serviços.
Precisa de ajuda profissional para explorar todo o potencial que o marketing digital pode oferecer para seu negócio?
Somos uma agência de marketing digital que ajuda empresas a se posicionar em destaque e de forma relevante na internet para atingir o público certo e gerar oportunidades reais de negócio.
Entre em contato com a Marke!