Marketing de geolocalização: saiba o que é e como utilizar na sua empresa
O marketing de geolocalização é uma tendência importante para a criação de campanhas bem direcionadas. Entenda a estratégia!
O marketing de geolocalização é uma tendência crescente na elaboração de campanhas mais assertivas, que gerem um impacto efetivo sobre o público de uma marca e tragam resultados cada vez mais positivos.
Através de recursos tecnológicos que permitem compreender melhor o comportamento e a realidade dos consumidores, essa estratégia permite unir mundo real e virtual no planejamento de marketing de uma empresa.
Para entender o que é o marketing de geolocalização e como ele pode ser utilizado, continue a leitura!
O que é marketing de geolocalização e como ele funciona?
Seja para encontrar o melhor caminho para um destino ou para pedir uma carona em aplicativos, por exemplo, o GPS é uma tecnologia bastante presente no dia a dia das pessoas.
Esse recurso também pode ser explorado nas estratégias de marketing de uma empresa, o que dá origem àquilo que chamamos de marketing de geolocalização.
Tecnologias como o GPS informam a um sistema alguns dados de localização do usuário de diferentes aplicativos, o que significa que, ao acessá-los, uma marca pode compreender melhor seu comportamento e seus hábitos.
Nesse sentido, o que o marketing de geolocalização faz é utilizar esse tipo de dado para estruturar campanhas mais assertivas e direcionadas ao público de determinada região.
Além de ajudar a desenvolver propagandas online com um direcionamento mais assertivo, essa estratégia também pode ser útil para aumentar o envolvimento com o cliente, uma vez que esse tipo de marketing trabalha a partir da união entre o mundo real e o ambiente virtual.
Quais são os principais tipos de campanhas desse tipo de marketing?
Vários tipos de campanha podem ser criados a partir do marketing de geolocalização.
O geotargeting, por exemplo, é um ótimo caminho para aproveitar com sabedoria e estratégia os dados que informam a região do consumidor. Esse tipo de campanha consiste na criação de anúncios em plataformas como Instagram Ads e Google Ads, realizando uma segmentação do público-alvo baseada na localização do usuário.
Outro tipo de campanha, que funciona de forma parecida, é o geofencing. Nesse caso, são utilizadas coordenações mais precisas, que permitem a criação de um "raio" em torno de um local específico. Assim, ao adentrar nessa área, o dispositivo do usuário passa a receber anúncios.
Por fim, ogeotagging também é uma possibilidade interessante para usar esse tipo de marketing nas redes sociais. Nesse tipo de campanha, são feitas publicações em plataformas como o Instagram, adicionando uma tag de localização no post, que pode informar tanto uma região quanto um estabelecimento específico.
Maneiras de aplicar o marketing de geolocalização na sua empresa
Para aplicar esse tipo de marketing, é importante desenvolver um bom planejamento estratégico, que permita utilizar as tecnologias de localização de forma eficiente.
Isso envolve etapas importantes, como: definir um objetivo específico para a campanha, delimitar o público-alvo dessas estratégias, além de criar anúncios otimizados nas plataformas mais apropriadas para cumprir esses propósitos.
Ou seja, a ideia é aproveitar ao máximo as informações de localização que se tem a respeito do consumidor, enviando notificações de ofertas exclusivas quando o usuário se aproxima do negócio, por exemplo.
Além disso, como em toda campanha, é fundamental acompanhar o desempenho dos anúncios e traçar planos para melhorar as estratégias no futuro, um processo essencial para que o marketing de localização continue trazendo bons resultados para a empresa.
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