O que faz um copywriter? Saiba mais sobre a atuação
Você sabe o que faz um copywriter? Se já viu a palavra e ficou sem entender, este post é pra você! Saiba o que é, o que faz e sua área de atuação.
Você sabe o que faz um copywriter? Já viu alguma vaga ou algo na internet com essa descrição e ficou sem entender? Então, iremos te ajudar!
Um copywriter nada mais é do que um tipo de redator.
No entanto, não é apenas gostar de escrever textos criativos, é preciso saber vender também.
Por meio de algumas técnicas, essa profissão usa a escrita para um tipo de conversão, ou seja, para as vendas.
Neste artigo, você vai descobrir o que faz um copywriter e em que áreas atua. Confira no conteúdo abaixo!
O que é um copywriter?
Antes de saber o que faz um copywriter e quais as áreas de atuação desse profissional, precisamos entender um pouco o que é essa profissão.
O copywriter escreve e desenvolve conteúdos e textos com o objetivo de convertê-los em vendas.
Esses conteúdos são feitos por meio de técnicas que tem o objetivo de persuadir o usuário a clicar, olhar, assinar, contratar ou comprar.
Muitos desses conteúdos são anúncios que fazem você comprar algo de maneira rápida e quase sem nem perceber. Esse é o “dom” de um copywriter.
Esses profissionais buscam cursos e aprendizados como neuromarketing, técnicas de persuasão, gatilhos mentais, storytelling e entre outros.
E todos os textos desenvolvidos através dessas técnicas citadas acima são focados na atração de clientes e captação de leads.
O que faz um copywriter e onde ele atua?
Se você já leu até aqui, sabe que um copywriter escreve e desenvolve textos por meio de técnicas de persuasão, atraindo novos clientes e convertendo em vendas.
Mas, o que torna essa profissão ainda mais interessante é que ela se utiliza de diversos formatos midiáticos diferentes.
Por isso, entenda o que faz um copywriter e onde esse profissional pode atuar. Veja abaixo:
Anúncios
Se existe um conteúdo que contém uma mensagem intencional de promover vendas, produtos e serviços, pode ser considerado um anúncio.
Encontramos anúncios de diversas formas e formatos, como comerciais de TV, spots no rádio, outdoors e páginas de revistas, jornais, banners, pop-ups, links patrocinados, webvídeos, e-mails marketing e conteúdos para mídias sociais.
Para cada um desses formatos, o copywriter pode produzir seu conteúdo. E cada um deles tem sua relevância aos olhos do mercado.
Ele vai ser contratado para criar novas estratégias de vendas, para atrair e chamar atenção de novos clientes para a marca contratada, tudo pelo convencimento de suas palavras.
Publicidade
O copywriter também pode ser encontrado no meio da Publicidade.
Ao criar alguma campanha nova, de um produto que recém está chegando no mercado, é necessário criar algumas coisas básicas como um conceito geral, uma identidade visual e várias peças, como anúncios, spots, painéis, folders, banners, entre outros.
Para causar o impacto e chamar a atenção necessária para essas peças, é utilizado o serviço do copywriter, que vai desenvolver conteúdos específicos para cada tipo de formato.
Roteiro para vídeos
Muitas empresas têm investido em campanhas audiovisuais para atrair novas vendas e clientes.
Por isso, outra função do copywriter é atuar nos roteiros de vídeos, por exemplo.
Segundo a pesquisa feita pela HubSpot, cerca de mais da metade das empresas usam a ferramenta de vídeo como uma estratégia de marketing, pois chama mais atenção.
Por isso, os serviços de copy para essa área tendem a crescer ainda mais.
Artigos
Escrever artigos talvez seja o formato em que um copywriter mais se sinta em casa.
Isso porque, muitos desses conteúdos são de estratégias de marketing de conteúdo e SEO Copywriting.
Isso significa que ele vai criar conteúdos otimizados para que sejam rankeados pelo Google, dando uma ótima relevância para um determinado site ou blog.
Outros
Existem outras funções que um copywriter pode realizar, como: e-mail marketing, roteiros para telemarketing e até a chamada “nova carta de vendas”.
O copywriter é o responsável pelos conteúdos que irão para e-mails, ligações, post de blog, landing page, mensagem instantânea e outros que são enviados aos clientes para vender produtos e serviços.
Importante ressaltar que, as mídias podem ser tanto online quanto offline, o copy domina os conteúdos para qualquer público.
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