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Otimização de sites: o que é e qual a importância

Veja como funciona a otimização de sites, sua importância no meio digital e as técnicas usadas para isso. Confira o artigo completo!

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Redação Marke

A otimização de sites funciona através de rankings das páginas no Google. Ou seja, quem investe na otimização de sites, consegue obter as melhores posições nas páginas e buscadores de pesquisa.

Tudo isso faz com que aumente consideravelmente o tráfego do site da sua empresa. Para isso, é usado algumas técnicas e ferramentas, como o SEO – Search Engine Optimization – para ter a certeza que as suas páginas estão oferecendo o  melhor para o consumidor.

Portanto, entenda o que é a otimização de sites e qual a sua importância, para que você decida e escolha se vale a pena investir nessa estratégia. Confira o conteúdo completo!

O que é a otimização de sites

A otimização de sites ajuda a melhorar um site ou uma página da web, aumentando as visitas orgânicas nos mecanismos de procura. Já o SEO, refere-se à edição do código HTML e nos conteúdos do site.

Os mecanismos de pesquisa recebem um alerta, sinalizando a presença do seu site, depois, eles verificam o código e o conteúdo, e registram todas as informações.

Depois, é feita uma análise de todo o conteúdo do site e assim, ditam quando e onde seu site vai aparecer nas páginas de resultados de buscas.

Qual a importância da otimização de sites?

Com usuários cada vez mais conectados, o melhor a se fazer é investir em estratégias que marquem sua presença no mercado digital.

Segundo uma pesquisa realizada pela “HubSpot”, cerca de 51% dos consumidores preferem pesquisar no Google do que ir pela indicação de alguma pessoa.

Isso mostra a necessidade urgente de investir nas técnicas de otimização de sites, se tornando relevante na visão deste usuário.

Além da satisfação que o cliente tem quando visita a sua página, você também pode chegar na área comercial, de vendas, utilizando as estratégias de SEO.

Conforme essa mesma pesquisa, estratégias como essas citadas acima, geram leads e com maior qualidade, além de ter uma conversão melhor, gerando resultado para o seu negócio.

Otimização de sites e suas técnicas utilizadas

Para fortalecer a presença digital, as empresas precisam investir nessas estratégias de otimização de sites.

Portanto, é muito importante saber algumas técnicas de otimização de sites para sua empresa se destacar no meio do marketing digital.

Confira abaixo as principais técnicas utilizadas:

Auditoria nas páginas

A primeira técnica é fácil, basta saber o que está funcionando e o que precisa de ajustes para estar dentro dos critérios de rankeamento dos mecanismos de busca.

Por isso, a dica é fazer uma espécie de auditoria nas suas páginas, a partir daí, você irá compreender como oferecer a melhor experiência aos visitantes.

Conteúdos relevantes

Produzir conteúdos é uma das estratégias de Marketing, mas, é importante que esses conteúdos sejam relevantes, adequados e úteis, pois assim, sua empresa conseguirá uma melhor posição nos rankings de busca.

Landing pages

Além disso, você pode (e deve!) criar landing pages. Isso para que as chances de ter um ótimo ranking aumente e traga leads de qualidade.

Assim, você pode disponibilizar materiais mais completos em troca de informações e dados dos usuários para ajudar no processo de qualificação.

Site adaptável

Deve-se pensar, também, em layout e design das suas páginas como uma tática de otimização de sites.

O ideal é que o seu site seja um site adaptável a diferentes dispositivos, pois isso, afeta diretamente a visita do usuário.

Saber o que os usuários desejam

Um fator importante, também, para que a otimização de sites se torne mais eficiente é saber entender o que os usuários desejam. Compreender melhor o comportamento de quem você quer atrair.

Pesquise os interesses do seu público-alvo e, a partir dessas informações, determine quais são as palavras-chaves que podem ser mais qualificadas.

Formatos eficientes

Os formatos corretos, fazem com que gerem os melhores resultados, garantindo que o usuário, ao visitar sua página, encontre exatamente o que procura e assim, sua taxa de rejeição não aumente.

O tempo de permanência na página pode aumentar, algo bem importante para um bom rankeamento.

LSI

LSI significa “Latent Semantic Index” ou “Indexação Semântica Latente”. As palavras-chave são fatores de rankeamento de pesquisa, mas não precisam ser exatamente iguais para influenciarem no seu posicionamento.

Com o LSI, pode-se utilizar variações de termos, ideal para desenvolver textos mais fluidos e com um bom desempenho.

Link building

Outra etapa da otimização de sites, refere-se ao SEO. Estamos falando do fortalecimento de ações de link building.

Ou seja, conteúdos produzidos com qualidade, investimento de ações como “guest posts”, tudo isso aumenta o número de páginas direcionadas para o seu site, sendo um indicativo de relevância e autoridade pelos mecanismos de busca.

Testes A/B

O último item da nossa lista de técnicas utilizadas na otimização de sites é a realização dos testes A/B.

Funciona como uma análise de desempenho de diferentes possibilidades de títulos, como CTAs e outros elementos de engajamento com os usuários, possibilitando que todas as estratégias funcionem melhor e, consequentemente, geram melhores resultados.

A otimização de sites pode ser desenvolvida através de técnicas de SEO, por exemplo, pois ajuda na potencialização de desempenho das suas páginas e se certifica de que o usuário vai ter uma visita mais satisfatória.

Se você colocar em prática as dicas e técnicas que listamos acima, você pode aumentar a possibilidade de sucesso do seu negócio.

Neste artigo, mostramos como algumas técnicas de otimização de sites SEO são capazes de melhorar o desempenho do seu site e/ou blog.

Agora, você pode conferir mais conteúdos como este, no nosso blog. E, para ajudar você e sua empresa na otimização SEO do seu site, entre em contato e conheça nossa agência.

Somos uma empresa que ajuda no posicionamento online do seu negócio, aumentando seus alcances, através de tráfego qualificado e gerando conversão de vendas.