UTM: monitore o tráfego do seu site de um jeito simples
Você já ouviu falar na UTM? Entenda como esse recurso simples e eficiente pode melhorar o monitoramento do tráfego do seu site!
Para um monitoramento eficiente dos acessos ao seu site, os parâmetros UTM são uma saída simples e muito eficaz.
A sigla se refere à expressão “Urchin Tracking Module”, ou Módulo de Rastreamento Urchin, sendo este o software responsável pelo desenvolvimento dessa tecnologia, que mais tarde foi comprada pela Google.
Assim, trata-se de uma ferramenta de grande importância para rastrear e entender melhor a origem do tráfego de um site, o que possibilita a criação de estratégias cada vez mais eficientes para o site.
Para entender como funcionam as UTMs e quais são as vantagens de utilizá-las, continue a leitura!
Quando usar UTM na estratégia?
Um site pode ser acessado pelo usuário a partir de diversas origens, como um anúncio no Google Ads, posts em redes sociais, links enviados por e-mail, pesquisas realizadas em mecanismos de busca, entre outros.
O objetivo das UTMs é permitir que a marca descubra de onde vêm os acessos, a partir de parâmetros adicionados ao fim da URL do link de uma determinada campanha, o que faz com que cada link específico possa ser identificado.
Esse é um recurso valioso, que pode ser utilizado sempre que for realizada uma campanha que contém links para o site da marca.
Vantagens das UTMs para o SEO e tráfego pago
E, afinal, por que utilizar esse recurso e monitorar o tráfego do seu site? Confira algumas vantagens de aplicá-lo à sua estratégia:
Monitorar resultados
O monitoramento dos resultados de uma campanha é parte fundamental de um planejamento estratégico dos próximos passos de uma marca.
Compreender quais links têm gerado mais acessos, entender melhor o comportamento do seu público-alvo e acompanhar o modo como os clientes interagem com o seu site são processos valiosos para a elaboração de estratégias com um direcionamento cada vez melhor.
Afinal, essa é a melhor maneira de compreender quais ações têm apresentado bons resultados e quais delas precisam ser aprimoradas.
Campanhas mais eficientes
Fazer uma boa propaganda online depende de muitos fatores e conhecer o comportamento do seu público é um dos principais deles.
As UTMs permitem identificar quais campanhas específicas tiveram mais acessos, quais anúncios foram mais eficientes, quais conteúdos despertaram o interesse do usuário e muitas outras informações relevantes para a criação das suas próximas campanhas.
Por isso, são um recurso de grande valor para a elaboração de ações de marketing mais eficientes, que tragam os melhores resultados para a marca.
Como criar UTM?
A criação da UTM adiciona informações à URL convencional do seu site, formando uma tag de rastreamento que contém os seguintes elementos:
- Fonte (source);
- Intermediário (medium);
- Nome da campanha (campaign);
- Termo (term) ou palavra-chave;
- Conteúdo (content).
Assim, esses elementos variam de acordo com cada local em que o link é utilizado e permitem a identificação da origem dos acessos ao seu site.
Para incluir todas essas informações, é importante utilizar uma ferramenta intuitiva e que ajude a realizar essa tarefa corretamente, como é o caso do Campaign URL Builder, disponível na plataforma do Google Analytics.
O processo é bastante simples e rápido. Basta inserir a URL da página à qual o usuário será direcionado, incluir os elementos que formam a tag de rastreamento e aproveitar as vantagens de utilizar esse recurso na sua estratégia.
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