6 dicas de como prospectar clientes nas redes sociais
Quer aproveitar o potencial das redes sociais para aumentar suas vendas? Confira nossas dicas de como prospectar clientes nessas plataformas!
Se você está procurando por maneiras de melhorar o desempenho da sua empresa, é possível que já tenha se perguntado como prospectar clientes de maneira mais eficiente.
Para responder a esse questionamento, é importante pensar nas dinâmicas atuais e na transformação digital que vem ocorrendo nos últimos anos, com uma mudança significativa no mercado e no perfil dos consumidores.
Exemplo disso é o dado da Statista de que, no Brasil, cerca de 159 milhões de pessoas estão ativas nas redes sociais, tornando esses espaços um local propício para alcançar um público maior para a sua marca.
Pensando nisso, preparamos este post com 6 dicas de como prospectar clientes nas redes sociais. Confira!
Como prospectar clientes nas redes sociais?
Se perguntar como prospectar clientes é uma etapa comum a toda empresa que quer melhorar seu desempenho no mercado.
Sabendo da importância das redes sociais para esse processo, você já tem um ponto de partida.
Agora, só falta conferir algumas dicas de como torná-lo ainda mais eficiente:
1.Conheça a persona
Definir uma persona é o primeiro passo para entender como prospectar clientes nas redes sociais.
O conceito remete à criação do perfil de um cliente ideal, tendo como ponto de partida seus consumidores anteriores.
Ao analisar o perfil dessas pessoas, é possível compreender quais são os desafios que enfrentam, as soluções que procuram e qual é a melhor maneira de abordá-las.
Vale lembrar que os conceitos de público-alvo e persona têm diferenças, já que o primeiro consiste em uma definição mais abrangente, com informações como gênero, idade e região do consumidor.
2.Identifique as melhores redes sociais
Para prospectar clientes com eficiência nas redes sociais, é preciso utilizar as opções que são ideais para a sua empresa e direcionar seus esforços a elas.
O LinkedIn, por exemplo, é uma rede mais utilizada para estabelecer contatos profissionais, o que pode representar uma vantagem para negócios que trabalham com vendas B2B.
Já o Instagram pode ser uma opção mais adequada para a dinâmica B2C, já que, segundo dados da Opinion Box, 82% dos usuários da plataforma seguem perfis de marcas.
3.Torne-se autoridade no mercado
Se você quer entender como prospectar clientes nas redes sociais, não podemos deixar de lado a importância do conteúdo oferecido nessas plataformas.
Esses espaços são ideais para que, além de se comunicar com seu público, sua empresa também se torne uma autoridade no mercado, ganhando mais credibilidade frente ao consumidor.
Nesse sentido, o marketing de conteúdo é uma boa solução para se estabelecer como uma fonte de informação e sugestões para os seus seguidores.
Uma estratégia extremamente eficas que faz parte do SEO-Off page é adquirir Backlink's para o crescimento de sua marca, links ajudam as marca gannharem mais autoridade e subirem nos rankings do Google
4.Crie um roteiro
Abordar o consumidor é parte importante do processo de prospecção.
Para obter sucesso, é importante que o contato seja feito com cuidado, preferencialmente contando com um planejamento anterior e um roteiro.
Dessa maneira, é possível analisar quais são os perfis seguidos pelo consumidor, quais seus interesses e assim compreender a melhor maneira de abordá-lo.
5.Invista em Social Selling
Trata-se de uma estratégia na qual a marca estabelece uma relação com o consumidor através desses espaços, investindo nos leads mais propensos a se aproximarem da empresa.
Para isso, é possível analisar o perfil do seguidor e abordá-lo com cuidado, de maneira transparente e que demonstre sua intenção de ajudá-lo com as soluções da marca e não apenas de vender.
6.Divulgue os serviços
As redes sociais são também uma importante ferramenta de divulgação.
Afinal, muitas pessoas podem ter seu primeiro contato com a empresa através desses espaços.
Dessa maneira, é fundamental que um perfil profissional contenha informações a respeito dos serviços ou produtos oferecidos, bem como outros meios de contato ou páginas que o seguidor possa visitar para conhecer mais detalhes.
Saiba mais sobre esse assunto lendo nosso post com o passo a passo de como criar um Facebook comercial para o seu negócio.
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