(51) 99938-8441
Nosso negócio é fazer a sua empresa vender todos os dias!
Logo Logo
Logo
  • Quem Somos
  • Clientes
  • Serviços
    Todos Serviços
    Criação de Sites Otimização de Sites Consultoria SEO Publicidade Online Marketing de Conteúdo Gestão de Redes Sociais Link Building Produção de vídeo para Youtube Gestão de Canal Youtube
  • Blog
  • Fale com um Especialista

Unidades

  • Agência Novo Hamburgo - RS
  • Agência Porto Alegre - RS
Imagem de destaque do post Qual a diferença entre público-alvo e persona? Tire dúvidas Imagem de destaque do post Qual a diferença entre público-alvo e persona? Tire dúvidas
  1. Início
  2. Blog

Qual a diferença entre público-alvo e persona? Tire dúvidas

Entenda a diferença entre público-alvo e persona e conheça esses dois importantes elementos do marketing digital

16 de novembro de 2021
Categorias:
  • Cases
  • Destaques
https://res.cloudinary.com/webmaster-marke/image/upload/v1626966886/Marke-Consultoria-SEO-e-Mkt-Digital.jpg
Redação Marke

Muita gente confunde e pensa que público-alvo e persona são sinônimos, quando a distinção entre eles é bastante significativa, apesar de ambos os temas estarem relacionados aos clientes de um negócio.

O marketing digital os distingue porque cada um deles possui características próprias, colaborando para que uma empresa possa identificar os potenciais clientes e desenvolver campanhas que tragam bons resultados.

O sucesso do mercado digital em todo o mundo, e em especial no Brasil, faz com que cada vez mais estratégias sejam desenvolvidas e aperfeiçoadas para atrair clientes.

Os resultados desse trabalho estão nas pesquisas, que comprovam o crescimento do e-commerce - de acordo com a Neotrust, no primeiro trimestre de 2021 o faturamento atingiu R$ 35,2 bilhões, ou seja, um crescimento de 72,2% se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Neste post, apresentaremos as diferenças entre público-alvo e persona, e como esses dois elementos são importantes para as estratégias de marketing digital das empresas. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Existe diferença entre público-alvo e persona?

Sim, existem grandes diferenças entre público-alvo e persona, pois enquanto uma trata de uma visão mais genérica sobre os possíveis clientes, a outra opera no nível dos detalhes.

O fato é que as duas definições são importantes e colaboram muito no desenvolvimento das campanhas de marketing, facilitando e trazendo bons resultados.

Vamos conhecer cada uma delas:

Público-alvo

A definição de público-alvo tem relação com a localização de grupos que possuem características parecidas, considerando os seguintes perfis:

  • comportamental
  • socioeconômico
  • demográfico

Portanto, não se refere a uma pessoa, mas a um conjunto delas.

Um exemplo, supondo que sua empresa trabalhe com vendas de bicicletas:

Pessoas residentes na região metropolitana de Porto Alegre que gostam de esportes e passeios, com idade entre 18 e 40 anos, e com renda mensal acima de 5 salários mínimos.

A partir da definição do público-alvo é possível trabalhar determinados segmentos de mercado, criando materiais exclusivos.

No exemplo citado, é possível, por meio das redes sociais, desenvolver uma campanha voltada às pessoas que possuam características como as definidas anteriormente.

Com essa ação, a campanha não é aberta a todos, mas direcionada àqueles que aparentemente possam ter interesse em adquirir ou trocar a sua bicicleta.

Persona

A persona é a definição das características do seu cliente ideal.

Como diz o nome, é uma personalidade, e não um grupo ou segmento.

Para se chegar a essa definição, deve-se avaliar como são os principais clientes de sua empresa e quais as características que coincidem entre eles, desenvolvendo aquele que seria o ideal.

Como exemplo e utilizando novamente a loja de bicicletas, criaremos uma personagem fictícia para conhecermos aquele cliente disposto a comprar os produtos.

Renata tem 30 anos, trabalha como vendedora, é solteira e gosta muito de pedalar aos finais de semana nos parques da cidade com seus amigos.

Além de bastante preocupada com o seu condicionamento, é obcecada por atividades físicas, porém não gosta de academias e seu desejo é realizar um longo trajeto de bicicleta pelas rodovias do estado.

A importância do público-alvo e da persona

Certamente você percebeu a diferença existente entre público-alvo e persona.

Diferente de trabalhar o segmento, pode-se trabalhar pessoas que tenham características parecidas com as de Renata, e que provavelmente estariam dispostas a comprar uma nova bike e acessórios.

Com a criação da persona, refinam-se as campanhas, cujos conteúdos podem ser desenvolvidos sob medida para pessoas com essas características.

Imagine quantos clientes existem no Brasil com o perfil da Renata e como sua empresa pode se comunicar com mais eficácia com eles.

Fortaleça a estratégia digital do seu negócio!


Agora que você já sabe qual a diferença entre público-alvo e persona, é hora de conhecer outra estratégia super eficiente para fortalecer o marketing digital do seu negócio.


Leia nosso post sobre o que é advertorial e conheça as vantagens dessa estratégia para fortalecer seus negócios.

Gostou deste conteúdo e quer saber mais detalhes? Entre em contato com a Marke e conte com uma agência que é especialista em marketing digital.

Artigos relacionados

Thumbnail do post O que é SEO e para que serve?

O que é SEO e para que serve?

29 de novembro de 2024
https://res.cloudinary.com/webmaster-marke/image/upload/v1626966886/Marke-Consultoria-SEO-e-Mkt-Digital.jpg
Redação Marke

SEO são técnicas de otimizações que contribuem para o posicionamento de um site nos mecanismos de busca. Estas técnicas estão relacionadas tanto a otimizações on page quanto a estratégias de SEO off page. Saiba Mais!

Destaques Otimização SEO
Thumbnail do post Como montar um blog de sucesso para a sua marca

Como montar um blog de sucesso para a sua marca

30 de abril de 2020
https://res.cloudinary.com/webmaster-marke/image/upload/v1626966886/Marke-Consultoria-SEO-e-Mkt-Digital.jpg
Redação Marke

Veja como montar um blog de sucesso e melhorar as vendas da sua empresa. Confira todas as nossas dicas sobre como montar um blog neste artigo!

Destaques Otimização SEO Publicidade na Internet Empreendedorismo
Thumbnail do post Papo sobre Estratégias de Marketing Digital | Podcast Solo Talks do Estúdio Solo

Papo sobre Estratégias de Marketing Digital | Podcast Solo Talks do Estúdio Solo

20 de abril de 2020

Saiba como foi o papo sobre Estratégias de Marketing Digital que rolou entre a Marke e o Estúdio Solo. Leia o artigo e ouça também o podcast!

Cases Publicidade na Internet Empreendedorismo

Tenha mais resultados na internet

Solicitar Orçamento
A Marke

Uma agência de Marketing Digital voltada a oferecer os melhores resultados para o seu negócio.

Trabalhe conosco
Serviços
  • Criação de Sites
  • Otimização de Sites
  • Consultoria SEO
  • Publicidade Online
  • Marketing de Conteúdo
  • Gestão de Redes Sociais
  • Link Building
  • Produção de vídeo para Youtube
  • Gestão de Canal Youtube
Principais Unidades
  • Agência Novo Hamburgo - RS
  • Agência Porto Alegre - RS
© Marke Marketing Digital e Consultoria SEO. Todos os Direitos Reservados.
Marke Marketing Digital e Consultoria SEO
Olá, tudo bem?
Preencha o formulário para falar com o nosso especialista.