Imagem de destaque do post Como fazer uma propaganda criativa no Youtube? Confira! Imagem de destaque do post Como fazer uma propaganda criativa no Youtube? Confira!

Como fazer uma propaganda criativa no Youtube? Confira!

O consumo de vídeos na internet só aumenta. Pensando nisso, neste artigo apresentamos algumas dicas sobre como fazer uma propaganda criativa no Youtube!

Categorias:

Em meio a tantos anúncios iguais, criar uma propaganda criativa pode ser a solução para sua marca se diferenciar na internet. Mas isso você já sabe. A questão é: como?

Diante de tantas novas possibilidades para visibilidade ao seu negócio no meio digital, é preciso saber explorar a forma certa de atingir o seu público-alvo.

Para ajudar na tarefa, neste artigo vamos apresentar algumas possibilidades para criação de campanhas criativas na web. E, para ilustrar isso na prática, mostraremos o próprio case da Marke, que apostou nos bumper ads, um tipo de anúncio com vídeos curtos veiculados no Youtube. 😉

Como fazer uma propaganda criativa no ambiente digital

No meio digital, entre tantas marcas, ser reconhecido pelo seu público-alvo é essencial para o sucesso nos negócios. É justamente pelo número cada vez maior de empresas presentes na internet que compor anúncios criativos é tão importante.

Com tantos anúncios nos impactando diariamente, sempre acabamos filtrando no que realmente vamos prestar atenção, não é mesmo? Aí é que entra o conceito de uma propaganda criativa, com uma sacada interessante e que traga situações reais, do cotidiano.

Além disso, é preciso pensar “fora da caixa” e investir em estratégias de propagandas criativas para cada canal de comunicação. Por exemplo: a publicidade pensada para o seu site institucional deve ser diferente daquela pensada para o blog de sua marca, Facebook ou Instagram. Cada um desses canais oferece recursos visuais distintos e linguagens particulares, o que torna o desafio de explorar a criatividade ainda mais interessante!

como fazer uma propaganda criativa1
Como fazer uma propaganda criativa? Esteja atento ao seu público-alvo!

Youtube como plataforma para propagandas criativas

O Youtube vem tomando um lugar de destaque em meio a tantas outras plataformas de comunicação existentes. O consumo de vídeos online (em diversas plataformas digitais, não somente no Youtube) é uma tendência que não para de crescer.

Para dimensionar o poder do Youtube, Robert Kyncl, Diretor de Negócios da empresa, trouxe alguns dados pesquisas da Cisco durante sua keynote para a CES 2016. De acordo com elas, a previsão é de que, aproximadamente, 80% do tráfego online na internet em geral estará voltado ao consumo de vídeos digitais até 2019.

O Blog Oficial do Google “Por dentro do Adwords” respalda essa previsão. Conforme o site, pesquisas recentes indicam que “metade das pessoas de 18 a 49 anos recorrem aos seus dispositivos móveis para assistir a vídeos”. Pensando nisso, o Google trabalha para “introduzir novos formatos adaptados” aos novos hábitos de visualização das pessoas.

Como anunciar no Youtube?

Anunciar no Youtube é uma maneira eficaz de trazer visibilidade ao seu negócio no meio digital. Porém, para que isso aconteça, é preciso estar munido de estratégias, já que existem diferentes formas de anunciar na plataforma. O Youtube possui características específicas, diferentemente de outras redes sociais. Seu propósito consiste na entrega de um conteúdo relevante em vídeos, geralmente de curta duração.

São diversos os anúncios disponíveis para publicidade de uma marca no Youtube. Entre eles, se destacam os anúncios gráficos, de sobreposição, anúncios de vídeo puláveis, não puláveis, bumpers e cartões patrocinados. Cada um deles possui um modo específico de exibição, sendo transmitidos em plataformas selecionadas.

Por exemplo: um determinado tipo de anúncio pode servir para ser transmitido apenas em dispositivos móveis, enquanto outros apenas em computadores ou consoles de jogos.

Mas, diante de tantas opções, como definir a melhor maneira de anunciar no Youtube? Tudo vai depender do objetivo da comunicação que você está desenvolvendo para o seu negócio.

Você busca construir ou fortalecer sua marca com uma estratégia de branding? Ou, então, procura tangibilizar novos resultados com conversão em cliques? Uma boa estratégia vai delinear o caminho que deve ser traçado pelo marketing digital para atingir os resultados desejados.  

A seguir, você vai conhecer os principais formatos de propaganda criativa no Youtube para anúncios em vídeo. Confira!

Formatos de propaganda criativa no Youtube Ads

Dentre os diferentes formatos de anúncio no Youtube, os anúncios em vídeo merecem destaque. Esse modelo diferenciado de propaganda criativa no Youtube Ads permite criar campanhas de vídeos que fogem dos anúncios convencionais.

como fazer uma propaganda criativa2
Anúncios no Youtube permitem que você explore a criatividade.

Os anúncios em vídeo TrueView, por exemplo, permitem um direcionamento objetivo: eles alcançam “o público-alvo certo pelo preço certo”. Nesse tipo de anúncio, o anunciante só é cobrado quando os usuários assistem ou interagem com o vídeo, diferentemente do sistema de preços de custo por impressão, em que o anunciante paga por toda exibição do anúncio.

Ou seja: apenas impressões concretas são cobradas do anunciante. Existem três tipos de anúncios TrueView, o In-stream, o Video Discovery e os anúncios Bumper. A seguir, vamos falar sobre cada um deles.

1. Anúncios do Youtube em formato TrueView In-stream

Certamente, você já deve ter visualizado algum anúncio que após 5 segundos ofereceu a opção de “pular” para ir direto ao seu vídeo de interesse. Esses são os anúncios em formato TrueView In-stream, que podem ser exibidos antes, durante ou depois de outros vídeos. Os anúncios em TrueView In-stream podem ser exibidos nas convencionais páginas de exibição do Youtube ou, então, em sites e aplicativos parceiros da plataforma.

O anunciante paga quando o usuário assiste a partir de 30 segundos do vídeo ou, então, quando realiza alguma interação com ele.

2. Anúncios do Youtube em formato TrueView Video Discovery

Vamos supor que você buscou no Youtube a palavra “Pilates”. No topo dos resultados, anúncios de vídeo com assuntos similares à palavra buscada irão surgir. São esses os anúncios TrueView Video Discovery, que sempre aparecem no topo dos resultados das buscas realizadas por usuários. Além disso, esse tipo de anúncio pode aparecer com os vídeos relacionados do Youtube e na página inicial do Youtube para celular.

Antigamente conhecido como “anúncio TrueView In-display”, o TrueView Video Discovery é o formato ideal para quem deseja anunciar e obter maior tráfego em sua página no Youtube, site ou aumentar a visibilidade de sua marca.  

Os anúncios em formato TrueView Video Discovery são exibidos em uma imagem de miniatura do vídeo com um texto. A aparência varia de acordo com o local de exibição, porém, os anúncios sempre possuem um formato convidativo, para que os usuários cliquem e assistam o vídeo. O anunciante só será cobrado se os usuários clicarem na miniatura do vídeo para assistí-lo.

3. Anúncios do Youtube em formato Bumper

Os Bumper Ads são anúncios de curta duração, ideais para aumentar o reconhecimento de sua marca no meio digital e atrair mais clientes. O formato é ideal para transmitir uma mensagem breve e impactante.

Confira, abaixo, mais curiosidades sobre os Bumper Ads!

Descubra o que são bumper ads

Você já ouviu falar em Bumper Ads? Se não, essa é a hora certa de você entender o que é e como funciona esse formato diferente e criativo de propaganda. Porém, temos certeza que você já viu (sim!) um Bumper Ad em algum momento no Youtube.

Sabe aquele anúncio curtinho exibido antes de um vídeo do Youtube começar, que você não consegue pular? Sim: esse anúncio é o famoso formato de propaganda Bumber Ad!

Os Bumper Ads duram seis segundos, se assemelhando às vinhetas. Geralmente, os anúncios costumam ter 30 segundos ou mais. E é justamente essa diferença de duração que torna a mensagem transmitida no Bumper Ads ainda mais interessante ao público-alvo.

Sabemos que um dos grandes desafios da comunicação e do Marketing Digital é o engajamento do público, cada vez mais disperso e sobrecarregado com suas atividades.

Por isso, investir em uma propaganda criativa e de curta duração aumenta muito mais as chances de fixar a marca em seu público-alvo, trazendo resultados relevantes em campanhas de Marketing Digital.

Quanto custa anunciar no Youtube?

Como vimos, o Youtube é uma plataforma que oferece diferentes maneiras de anunciar, recheada de funcionalidades, trazendo inúmeros resultados ao anunciante. Mas quanto custa anunciar no Youtube? O valor aplicado é compensatório? A seguir, você vai compreender como funciona o investimento em anúncios no Youtube.

É importante entender que o Youtube exerce duas formas de cobrança: por CPV e CPC. No CPV (Custo por Visualização), o anunciante só paga depois que o vídeo é visualizado por mais de 30 segundos ou realiza algum tipo de interação. Já no CPC (Custo por Clique), você só paga quando o usuário clicar no anúncio.

Os valores por exibição podem variar, em média, de R$ 0,05 a R$ 0,40, porém, o anunciante só paga quando o usuário realiza a ação pré-estabelecida – seja de custo por visualização, custo por clique ou alguma outra opção de conversão. O Google Adwords permite que você personalize as ofertas para os grupos que deseja atingir. Dessa maneira, o anunciante irá anunciar de acordo com as possibilidades financeiras de seu negócio.

Resumindo: nos anúncios em formato TrueView In-stream o anunciante só é cobrado quando o usuário assiste a 30 segundos do vídeo ou mais ou interage com ele. No formato TrueView Video Discovery a cobrança é realizada quando os usuários assistem ao vídeo clicando na miniatura. Já nos Bumber Ads, o pagamento é realizado de acordo com as impressões, onde os anunciantes definem lances de CPM (Custo por Mil), ou seja, pagam a cada mil exibições do anúncio.

Os investimentos são muitos específicos e irão variar de acordo com o objetivo de cada negócio. Por isso, investir em uma agência de marketing digital como a Marke é uma boa opção para organizar campanhas no Youtube com anúncios em Adwords para redes de display.

Bumper ads da Marke: confira!

Então, já ficou inspirado para anunciar no Youtube? Recentemente, a Marke desenvolveu uma campanha criativa em formato Bumper Ads.

Utilizando situações cotidianas e engraçadas, a ideia da campanha foi mostrar o quão ineficazes podem ser as formas tradicionais de se fazer propaganda e apresentar a internet como o melhor caminho para se investir atualmente.

As mídias tradicionais exploradas foram o outdoor, o jornal e os panfletos. Enquanto no caso do outdoor e dos panfletos é possível perceber uma certa ineficiência ao tentar se comunicar com o público-alvo, no caso do jornal a brincadeira foi mostrar que o jornal impresso hoje em dia acaba tendo outras utilidades além do seu propósito inicial.

Por fim, é válido relembrar que não basta a propaganda ser somente criativa. Ela precisa também impactar as pessoas certas e, acima de tudo, ter condições de gerar informações de desempenho dessas campanhas, que nos permitam aprimorá-las. Por esses motivos, a Marke – agência especializada em Publicidade em Vídeo com o selo do Google Partners – foca em canalizar o investimento de seus clientes na internet como principal canal de propaganda.